Frank Lloyd Wright e a arquitetura orgânica

7 05 2008

 

Frank Lloyd Wright

  

(Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 de abril de 1959) foi um arquiteto estadunidense. É considerado um dos mais importantes do século XX. Foi a figura chave da arquitetura orgânica, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu.

Trabalhou no início de sua carreira com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. F. L. Wright defendia que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. Frank influenciou os rumos da arquitetura moderna suas idéias e obras.

 

 

Origens

Em meados de 1900, no período de 1895 a 1905, a arquitectura dos Estados Unidos da América era uma junção de estilos eclécticos, sem que de nenhuma maneira tivessem relação com as ideias e os ideais da nação. Na mesma época, considerava-se como arquitectura o levar à prática modas e estilos sem relação com as técnicas de construção, fenómeno chamado eclectismo. Por outro lado, era também uma época em que toda a indústria da construção estava experimentando transformações revolucionárias. Apareciam novos materiais de construção, ao mesmo tempo que se desenrolavam novos métodos de transformação para os materiais antigos. Mesmo assim, a arquitectura que realmente se levava à prática naquele tempo, pouco ou nada reflectia estes novos métodos e materiais.

Antes de se tornar um dos maiores arquitetos de todos os tempos, ele estudou engenharia e faltando poucas semanas para sua graduação, ele abandonou o curso e foi trabalhar em Chicago como desenhista no escritório de Silsbee, um arquiteto de renome.

Seus principais trabalhos foram a Casa da Cascata (também conhecida por Casa Kaufmann, considerada a residência moderna mais famosa do mundo) e a sede do Museu Solomon R. Guggenheim em Nova Iorque.

 

Posts Anteriores:

LE CORBUSIER

Mies van der Rohe – Bauhaus

Paulo Mendes da Rocha – A natureza é um trambolho

 

Anúncios

Ações

Information

3 responses

12 05 2008
Ponte Estaiada: o novo cartão-postal da cidade « Arquitetura e Arte

[…] Frank Lloyd Wright e a arquitetura orgânica […]

20 05 2008
De volta à casa de vila « Arquitetura e Arte

[…] Frank Lloyd Wright e a arquitetura orgânica Maio 7, 2008 […]

13 06 2008
HELENO CLÉCIO

SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E URBANISMO, CONHECI AS OBRAS DO GÊNIO AUDACIOSO FRANK LLOYD LOGO NO COMEÇO DO CURSO, ESTOU NO ÚLTIMO ANO DE FACULDADE E ESTOU AOS POUCOS E COM MUITA DIFICULDADE, MONTANDO UMA PEQUENA BIBLIOTECA, MAS AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS NÃO SÃO TÃO FAVORÁVEIS, GOSTARIA DE POSSUIR EM MINHA PRATELEIRA UM LIVRO DE FRANK LLOYD WRIGHT. GOSTARIA DE SABER O VALOR DE UM LIVRO.

GRATO

FICO NO AGUARDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: